Para utilizar seu certificado digital, antes de qualquer procedimento, é necessário assegurar-se de que o sistema de Tecnologia da Informação (TI) de interesse permita realizar e verificar assinaturas digitais.
Em caso positivo, é necessário que o usuário tenha algum tipo de certificado digital emitido em seu nome. De posse do certificado, o usuário deve selecionar o documento eletrônico que deseja assinar e submetê-lo ao sistema para que este invoque as funções necessárias para a realização da assinatura digital.
No caso de Certificados do tipo A3, é necessário instalar o software do fabricante do token ou smart card que abriga o certificado digital. Somente desta maneira, que o sistema operacional da máquina do usuário reconhecerá a mídia e, consequentemente, o certificado digital.
Em se tratando de Certificados do tipo A1 o usuário deverá gerar o par de chaves e o arquivo CSR (Solicitação de Assinatura de Certificado) que poderá ser feito com o uso da ferramenta Keyutils disponibilizada em downloads. Caso existam mais dúvidas estas poderão ser sanadas na aba Perguntas Frequentes.